segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Rachaduras nos pés! O que fazer?

Olá pessoal, hoje quero falar um pouco sobre este problema que assola muitas pessoas, as rachaduras.
Vou tentar explicar o que são, por que acontecem, como prevenir e como tratar.





A rachadura nos pés, também conhecida como “Fissura Calcânea”, é considerada como uma "podopatia" (doença nos pés) que pode ocorrer em qualquer situação climática: frio ou calor!

Os pés são uma estrutura complexa e como toda parte do corpo, a pele do pé também é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme.

Assim como as mãos, nossos pés também precisam de muitos cuidados. 

A pele dos nosso pés, sofrem muito com as agressões externas, assim como, o atrito constante com sapatos e solos, o peso do corpo e também a falta de hidratação. Isso tudo resulta numa reação que nada mais é o engrossamento. Isso ocorre como uma forma de defesa as agressões, formando as tão famosas rachaduras e até mesmo os calos.

Alguma rachaduras são apenas superficiais e outras atingem as camadas mais profundas e podem causar sangramentos, deixando a porta aberta para infecções e outros problemas. O sangramento ocorre porque devido ao engrossamento, a pele perde a elasticidade e se abre com a pressão e com o movimento. Quando a rachadura chega nos nervos a dor fica quase insuportável.

Quem sofre desse problema, precisa ter uma atenção redobrada com a hidratação e com a proteção.


  • Não ande descalço de forma alguma.     
  • Chinelos e sandálias apenas se você passar bastante creme antes e depois.
  • Caso seu sapato cause bastante atrito use palmilhas e protetores específicos que estão a venda em farmácias e perfumarias.

Para melhorar a aparência dos pés, é preciso lixá-los e usar bastante creme hidratante, os cremes esfoliantes também ajudam muito. Deixe o creme por um pequeno período nos pés cobertos com papel filme (PVC) cerca de 10 ou 15 min, isso intensifica e ajuda a hidratá-los.

                                   


Dica: Não lixe demais, porque isso faz com que seu organismo em forma de defesa produza mais pele.


Existe uma meia no mercado usada para a hidratação, porém, é difícil de achá-la.





homeofeetpe_3 


Outros fatores que estão relacionados às rachaduras são a genética e, eventualmente, algumas doenças de pele, como psoríase. Problemas vascular também podem provocar o ressecamento nos pés.

Nos casos mais complicados o tratamento deve ter a orientação de um dermatologista. 


Então agora que já sabemos como cuidar de nossos queridos pés, vamos colocar em prática e mãos a obra.




6 comentários:

  1. Adorei o post Mi!!!
    Eu passo Bepantol Derma e envolvo o pé no filme plástico!
    Beijinhos
    Rubia =^.^="Unhas de Gato "

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, eu preciso cuidar mais dos meus pezinhos, e gostei a idéia do film plástico, nunca tinha ouvido falar... Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada querida, que bom que vocês estão gostando. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Legal Michelle, adoro pés bem cuidado, além de ser bonito é extremamente feminino. Observei que os meus pés ressecam muito em dias mais quente, e o verão está chegando, é bom não vacilar! Sempre em que vou calçar meias coloco hidratante. Eu uso TCMDERMA, loção hidratante cremosa de ácidos graxos essenciais e triglicerídeos de cadeia média com glicerina, facilmente encontrado em farmácias de manipulação, custa em média R$12,00 com 120g, rende bastante, pois tem boa consistência e regeneração cutânea interessante, pode ser encontrado em tamanho menor para colocar na bolsa e hidratar as mãos sempre que necessário. Um bjo Parabéns querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei sua dica!! e amei que vc veio visitar meu blog e que gostou....obg!!! Bjs

      Excluir

Espero sua opinião, e seu comentário.
Deixe o link do seu blog sem o http:// para evitar Spam ou
o nome do seu blog para que eu possa retribuir a visita.